Diferença entre Atividade Física e Exercício Físico
Com tantas publicações a respeito, já não é nenhum segredo que manter o corpo ativo é importante para a saúde do nosso corpo e traz imensos benefícios, como a melhoria do sistema imunológico, cardiorrespiratório, ajuda a emagrecer, aumenta a disposição como um todo, dentre tantos outros benefícios que poderíamos citar aqui. No entanto, este não é o objetivo deste artigo, o objetivo aqui, é diferenciar atividade de exercício físico. Se achava que os dois eram a mesma coisa, gostaríamos de dizer que não é o único, é muito comum as pessoas confundirem atividade e exercício, como se as duas palavras tivessem o mesmo significado, porém as duas tem sentidos diferentes, vamos lá!
Conceito de Atividade Física e Exercício Físico
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), atividade física define-se como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer. O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planeada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.
A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde. Ou seja, atividade física é tudo aquilo que realizamos no dia-a-dia que causa um gasto energético acima do que gastamos em repouso.
Exemplos de atividade física:
- Andar, seja para ir ao trabalho ou para qualquer outra finalidade;
- Subir e descer escadas;
- Realizar tarefas domésticas como limpar e organizar a casa;
- Passear com o cão;
- Praticar desporto;
- Cultivar a terra;
- Dançar;
- Entre outros.
Entretanto quando a atividade é planeada com um objetivo específico, feita com regularidade e necessita do acompanhamento de um profissional qualificado, estamos a falar de exercício físico.
Exemplos de exercício físico:
- Natação;
- Corrida;
- Boxe;
- Futebol;
- Musculação;
- CrossFit;
- Treino funcional;
- Entre outros.
Por ser feito com regularidade, o exercício físico ajuda mais facilmente na perda de peso, aumento da massa muscular, previne doenças causadas pelo sedentarismo, melhorando assim a nossa saúde como um todo.
Indicações Gerais
De formal geral, é indicado que o indivíduo leve uma vida o mais ativa possível, realizando, na sua rotina, não somente atividade física como também exercícios planeados e orientados por um profissional a fim de assegurar os diversos benefícios que as duas proporcionam para saúde física e mental. A intensidade e duração da prática desportiva pode variar de acordo com a idade e condicionamento físico, portanto, não esqueça de consultar um médico antes para fazer check-up da sua saúde e obter indicação para a prática, só assim irá evitar futuras lesões e prejudicar a sua saúde.
Agora que já sabe a diferença entre ambos, pode escolher qual se encaixa melhor na sua rotina e manter-se mais ativo para obter uma melhor qualidade de vida.
Gabriella Costa – Fisioterapeuta
Cédula n 1027