O Dia da Mãe em Portugal e a sua relação com o bem-estar

Mãe, palavra forte que representa amor incondicional, dedicação e renúncia. Ser mãe é muito mais do que dar à luz. Mãe é quem cuida, ensina e inspira…

O Dia da Mãe é uma data especial que atualmente, em Portugal, comemora-se no primeiro domingo de maio. No entanto, nem sempre foi assim, mas sabe-se que a data foi alterada entre as décadas 70 e 80. Anteriormente comemorava-se no dia 8 de dezembro, devido ao dia da Imaculada Conceição.

A data foi mudada devido a um pedido especial dos bispos da época (décadas de 70/80) à Mocidade Portuguesa Feminina, a fim de permitir que o dia 8 de dezembro fosse exclusivo para a Nossa Senhora, padroeira de Portugal. Após o pedido ser aceite, a data escolhida foi o primeiro domingo de maio, isto porque, na tradição católica, maio está ligado a Maria, mãe de Jesus.

Desta forma, o Dia da Mãe ficou no primeiro domingo de maio, e assim permanece até os dias atuais.

A comemoração do Dia da Mãe é uma tradição muito antiga, que ocorre em todo o mundo e varia bastante, de país para país. Na Grécia antiga, por exemplo, o início da primavera era comemorado em nome de Rhea, mãe dos deuses; já para os romanos, a mãe de todos os deuses era Cibele, e era homenageada no começo de março.

Curiosamente, os Estados Unidos da América foi o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe, no início do século XX e no Brasil, comemora-se no segundo domingo de maio.

Esta comemoração é feita de várias formas pelo mundo fora, há pessoas que dão presentes, que saem para passear, vão a restaurantes, e assim por diante.

E se, este ano, a comemoração do Dia da Mãe fosse diferente?

Como sugestões, de forma a promover um estilo de vida mais saudável, ficam as seguintes ideias:

  • Juntar a família e fazer exercícios num jardim ou local ao ar livre;
  • Marcar uma massagem;
  • Fazer uma avaliação médica ou de fisioterapia;
  • Experimentar uma aula de Pilates ou Yoga;
  • Fazer uma inscrição num ginásio;
  • Realizar caminhadas ou andar de bicicleta.

As dicas são sempre no sentido de promover atividades em família e cuidar mais da alimentação e realização de exercícios ao ar livre.

 

Quem ama cuida… assim viverão mais e melhor.

Gabriella Costa

Fisioterapeuta

Cédula Profissional nº 1027

 

Referências

Dia da Mãe é assinalado em todo o mundo, mas em datas muito diferentes – Renascença (sapo.pt)