Sabia que…

…só
se deve ir às urgências quando há apenas casos verdadeiramente urgentes ou
referenciados pelo médico de família, pelo médico assistente ou pela Linha de
Saúde 24?

 

 

Em caso de doença, é recomendado que os utentes liguem para a
Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24, para serem orientados, e em
caso de necessidade, devem dirigir-se ao Centro de Saúde para serem assistidos
pelo seu médico de família/médico assistente, ou para serem observados na
Consulta Aberta ou no Serviço de Atendimento Prolongado. Atenção! Apenas
se deve recorrer aos serviços de urgência quando se verificam situações de
verdadeira urgência.

 

A ida à urgência sem indicação médica ou em casos não urgentes gera
um aumento da quantidade de pessoas nos serviços, o que leva a um maior tempo
de espera e impossibilita o bom funcionamento do serviço para os utentes que
realmente precisam. Além disso, a aglomeração de pessoas pode acarretar riscos
à saúde, pela exposição a doenças como as gripes e outras doenças respiratórias.
As equipas médicas precisam de dar atenção primeiramente aos casos realmente
urgentes, para só então atenderem aos outros utentes. É importante frisar
que ao ser referenciado pelo seu médico de família ou médico assistente, ou
pela Linha de Saúde 24, o utente, pode chegar às urgências com uma carta com
informação clínica e tem prioridade em relação a um utente que não foi
referenciado.

Referências

 

Notícias e Eventos, Os utentes devem ir à Urgência apenas em casos urgentes ou por
indicação médica | Centro Hospitalar de Leiria (chleiria.pt)